Skip to content

Bancos de imagens gratuitos para ginásios

Um dos maiores desafios para quem gere as comunicações do ginásio é conseguir utilizar imagens de qualidade. No Google, geralmente, são de fraca qualidade/resolução. O ginásio não tem um “stock” de fotos próprias suficiente.

A solução acaba por ser “roubar” de outras páginas e sites da mesma área. Mas mesmo isso é trabalhoso…

A solução? Utilizar um banco de imagens.

Há bancos de imagens gratuitos e pagos. Obviamente os pagos terão um catálogo maior por onde escolher. Bancos como o iStock ou o Shutterstock podem tornar-se caros rapidamente. Com preços a começar nos 50€/mês para acesso a apenas 10 fotos/mês…

Por outro lado, o seu enorme catálogo pode ser útil quando se procura algo muito específico.

Solução perfeita? Utilizar um banco de imagens gratuito.

Os bancos de imagens gratuitos são “alimentados” por fotógrafos de todo o mundo que utilizam esses sites para obter alguma exposição do seu trabalho. Sempre que possível, gostamos de colocar uma referência para o site do fotografo para “compensar” o uso gratuito do seu trabalho. Aconselho-o a fazer o mesmo sempre que possível!

Vamos então falar sobre os 3 bancos de imagens gratuitos que nós utilizamos na WPlus.

PixaBay

O PixaBay tem algumas das melhores fotos e conteúdos visuais. Tem mais de 1.5 milhões de fotografias, vetores, gráficos, ilustrações e vídeos. Tudo sem direitos de autor.

De acordo com a página de perguntas frequentes do site: (traduzido) “Pode copiar, modificar, distribuir e usar as imagens, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão ou dar créditos ao artista”.

Neste momento, uma pesquisa pela palavra “Gym” retornou 1042 imagens gratuitas relacionadas com ginásios prontas a serem utilizadas. (ver resultados da pesquisa).

Nota: O PixaBay tem, na página de resultados da pesquisa, uma linha de várias imagens a uma dimensão mais reduzida. Essas são imagens pagas e servem de publicidade ao Shutterstock, patrocinadores do site PixaBay.

Burst

O Burst é um site que pertence à empresa Shopify, empresa que vende soluções para criar lojas online.

A sua biblioteca também contém vários milhares de fotografias (não especificam quantas), de alta resolução e isentas de direitos de autor.

As imagens podem ser utilizadas para uso pessoal ou comercial sem ser necessário atribuição de direitos de autor (se bem que aconselhamos quando possível). Isso significa que pode utilizar todas as imagens nas suas redes sociais, blog e comunicações do ginásio.

A pesquisa pela palavra “Gym” retornou 376 fotos. São bastantes menos do que o PixaBay mas por outro lado, a meu ver, são mais realistas e indicadas para utilizar nas suas redes sociais. (ver resultados da pesquisa).

Um grande benefício em relação aos outros bancos de imagens é os “extras” que o site tem. Tem um separador de ideias de negócio onde contém várias ideias, dicas, kits de fotografias e até que tipo de anúncios de Facebook utilizar.

Tem também um outro separador de Tips (dicas) onde explica porque deve utilizar anúncios de Facebook, como utilizar, que tipo de imagens, etc.

Dê uma vista de olhos porque vale a pena!

Unsplash

Por último o Unsplash, o nosso banco de imagens gratuito favorito.

Tal como os outros sites, o Unsplash é gratuito e sem direitos de autor para uso comercial ou não comercial. Conta já com mais de 1 milhão de fotografias contribuídas por mais de 110.000 fotógrafos.

O Unsplash é o nosso favorito por ser uma comunidade super interessante, tem imagens espetaculares (tal como os outros) mas, para nós, a grande diferenciação é as várias coleções que existem. Existem centenas de coleções de fotografias já organizadas por tema o que simplifica bastante a pesquisa e a escolha.

Em relação à pesquisa “Gym”, retornou 1089 imagens. (ver resultados da pesquisa)

E agora?

Agora que já tem vários bancos de imagens por onde é possível escolher entre várias milhões de fotografias gratuitas e sem direitos de autor, como pode utilizá-las? Como pode editá-las?

Pode utilizar o Canva

O Canva é uma ferramenta, gratuita, perfeita para quem precisa de editar imagens, mas não tem conhecimentos de Photoshop. Mesmo nós na WPlus, que trabalhamos com o Photoshop, utilizamos várias vezes o Canva devido à sua simplicidade.

O Canva permite, literalmente, criar e editar imagens em poucos minutos. Com o seu editor super simples, qualquer pessoa é capaz de pegar numa foto, colocar um filtro, um texto por cima e está pronta a ser partilhada!

Melhor ainda! O Canva já tem vários templates prontos a serem utilizados para qualquer formato que possa estar a pensar utilizar… Capa de Facebook? Sim… Perfil de LinkedIn? Sim… Banner para fachada do ginásio? Sim… Outdoor para a rua? Sim…

Contudo, o Canva também é um negócio, existe planos pagos que dão acesso a algumas funcionalidades avançadas, mas em princípio não deve necessitar.

Se juntar o “poder” e simplicidade do Canva com as imagens dos bancos de imagens gratuitos para ginásios… Consegue criar qualquer tipo de imagem para redes sociais, blog, apresentações, etc… Em minutos. E com uma qualidade incrível.

Resumindo

Um banco de imagens é uma ferramenta de extremo valor para um ginásio. Simplifica imenso a procura de imagens para utilizar nas comunicações com os membros e possíveis clientes.

Existem bancos pagos como o iStock e o Shutterstock que têm um catálogo enorme e impressionante de imagens, mas também trazem um preço e um limite que não permite a muitos ginásios utilizar.

Por outro lado, existem os bancos de imagens gratuitos como o PixaBay, Burst e Unsplash que permite utilizar, segundo uma pesquisa rápida e simples, cerca de 2500 imagens relacionadas com a pesquisa “Gym”. Certamente será o suficiente para qualquer utilização que seja necessária.

Por último, para trabalhar as imagens que obtém através dos bancos de imagens gratuitos, pode utilizar o Canva. O serviço de edição de imagens gratuito e online que permite criar imagens, apresentações, gráficos… em poucos minutos e com uma simplicidade impressionante.

Próximos passos

Diga-me na caixa de comentários em baixo:

Vai passar a utilizar algum destes bancos de imagens? Se sim qual? E o Canva?

Fábio Nunes

Customer Success Manager

Deixe um comentário





Do NOT follow this link or you will be banned from the site!