Coloque os seus membros no centro de atenções

Reter os atuais membros é sempre uma das maiores preocupações para os donos de ginásios. Mesmo até quando já atingiram número objetivo de membros, há sempre a preocupação que possam vir a cancelar a subscrição no próximo mês.

Para alem de que, o custo de “comprar” um novo cliente é 7x mais caro do que manter um atual.

Em média, para cada 3 novos membros, existe um outro que cancela. Ou seja, se num mês entrarem 30 novos membros no seu ginásio, existem 10 que irão cancelar a subscrição.

10 pode não parecer muito visto que entraram 30 novos mas, de certeza que preferia que esse número fosse mais baixo, certo?

E se conseguisse manter mais membros no seu ginásio sem grande investimento?

68% deixam de comprar por perceção de indiferença

Quantos membros cancelaram a sua subscrição no passado ano? 100? 1000? A verdade é que, desse número, 68% deles deixaram o seu ginásio por perceção de indiferença.

Deixaram de sentir que faziam parte de uma equipa. Que eram “acarinhados” pela sua equipa. Que eles irem ou não treinar no vosso ginásio era igual para a empresa (vocês)…

A boa notícia é que é bastante fácil reduzir esse número.

Aumentar o nível de satisfação dos membros

Não é novidade nenhuma que a satisfação é o principal motivador para todos nós continuarmos ou deixarmos de comprar algo.

Quer seja a subscrição do ginásio, serviço de TV, seguradora auto ou qualquer outro produto, se não estamos satisfeitos, deixamos de comprar. Simples.

Por essa mesma razão, é importantíssimo garantir que os seus membros estão satisfeitos com a qualidade e serviços do seu ginásio.

A melhor forma de o saber, é realizando um inquérito de satisfação. Algo muito simples, mas que permita medir a satisfação e perceber quais os pontos que podem ser melhorados.

Uma simples forma de um fazer pode ser por exemplo, durante o dia de amanhã, todos os membros que entrem no ginásio, são perguntados à entrada:

“De 0 a 5 qual a sua satisfação com o nosso ginásio?”.

A quem responder 3 ou inferior, perguntar o porquê e apontar as razões.  Simples e irá lhe permitir resolver essas situações rapidamente.

Resumindo

Os membros do seu ginásio devem estar no centro de atenção da sua equipa. São os membros que mantém as portas abertas e como tal devemos tratá-los o melhor possível.

68% dos membros que cancelaram a subscrição durante o ano passado, fizeram-no por perceção de indiferença, que não faziam parte da equipa. É necessário reduzir esse número!

A melhor e mais rápida maneira de aumentar os índices de satisfação dos seus membros é fazer um questionário de satisfação. Algo simples, rápido e que lhe permita saber quais são as razões de insatisfação para resolvê-las o mais rápido possível.

Posso ter o seu compromisso que irá tentar reduzir o número de cancelamentos mensais?

Quando vai realizar o seu inquérito de satisfação? Se já o realizou, quais foram as principais razões apontadas pelos seus membros?

Pode responder na caixa de comentários em baixo:

Fábio Nunes

Customer Success Manager

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