Como crescer o Instagram do seu ginásio

Aumentar o alcance do seu ginásio no Instagram não acontece do dia para a noite. Para criar um público leal e aumentar a sua interação requer tempo, trabalho e dedicação mas, sendo uma das maiores redes sociais, os benefícios são também enormes.

#fitness

Se tivesse de adivinhar, diria que a hashtag #fitness já foi utilizada quantas vezes no Instagram?

1 milhão de vezes?
50 milhões?
100 milhões?

Já são mais de 344 milhões de vezes!

Neste momento, há uma enorme interação entre utilizadores e empresas no Instagram. A taxa de interação no Instagram é muito superior à do Facebook por exemplo. É uma oportunidade excelente para os ginásios conseguirem crescer uma base de seguidores orgânicos (grátis) e reconhecimento para a sua marca.

Muitos ginásios já estão no Instagram, mas, isso não significa que não devam ter um plano para crescer o Instagram do seu ginásio.

Passo 1: Construir uma estratégia para crescer o Instagram do seu ginásio

O Instagram é uma rede social enorme e variada. Pode ser bastante tentador começar a publicar uns posts, inserir algumas hashtags e esperar pelo melhor.

Mas isso não irá funcionar por 2 razões:

1. Se publicar conteúdo sem que procure receber interação ou feedback, ninguém vai notar.

2. Criar conteúdo sem um plano é extremamente difícil. Sem saber a quem quer chegar ou qual o seu objetivo, o seu conteúdo rapidamente se vai tornar “mais do mesmo” e irá parar de partilhar ao fim de alguns meses. Sem ter obtido grandes resultados.

Assim sendo…

Defina o seu público alvo – com quem quer falar

Para crescer o Instagram do seu ginásio, primeiro precisa de definir um público alvo. Ter um publico alvo ajuda-o a manter o seu conteúdo consistente e sintonizado.

Por exemplo, nós apenas escrevemos conteúdo destinado a ginásios. Praticamente tudo o que escrevemos, com pequenas alterações, poderia ser aplicado a qualquer área de negócio, mas nós decidimos focar-nos nos ginásios e é para eles que escrevemos.

Ao escolher um público alvo, não quer dizer que ignore todas as outras pessoas no Instagram. Pelo contrário, deve continuar a interagir com elas, mas publicando e falando sempre com o seu público alvo.

Qualquer coisa, também pode sempre voltar atrás e rever a sua estratégia. Aliás, à medida que o seu Instagram cresce, deve ir analisando a interação com os seus posts e ir adaptando ao que o seu público alvo quer ver.

Atenção: Ao escolher o seu primeiro público alvo deve ter em consideração o tipo de ginásio que tem, qual a mensagem que quer transmitir e quem procura ajudar. Analise com atenção a quem quer chegar no seu Instagram, quais os desafios que essas pessoas possam ter e como o seu ginásio os pode ajudar.

Ideias de demográficos para considerar:

  • Idade
  • Género
  • Localização
  • Emprego
  • Personalidade
  • Nível físico
  • Objetivos?
  • Interesses

Ideias de desafios que possam ter:

  • Falta de tempo
  • Farto de fazer constantemente os mesmos exercícios
  • Sem motivação
  • Medo de ser julgado no ginásio

Passo 2: Pesquisar termos relevantes para o seu ginásio no Instagram

Agora que já sabe a quem quer chegar, deve analisar termos relevantes e relacionados com o seu ginásio no Instagram.

Com base na lista de desafios de criou no passo anterior, deve procurar a principais hashtags, perfis e posts que com mais interações (comentários e likes) para usar como base para os seus posts.

Wplus Como Crescer O Instagram Do Seu Ginásio Instagram Search

Por exemplo, se o seu público alvo são famílias jovens ou mães recentes que queiram perder peso, o principal desafio pode ser falta de tempo, nesse caso, #fitnessmotivation, #healthydietideas e #homeworkout podem ser hashtags a ter em conta no Instagram. Tanto para utilizar nos seus posts como para tirar ideias para os próximos.

A um nível mais amplo, deve também procurar as hashtags e perfis populares na área do fitness, os chamados de “influencers”.

Deve analisar os tipos de posts que eles publicam, como interagem com os seus seguidores e tirar ideias para implementar no seu ginásio. Eles já tiveram todo o trabalho de testar o que funciona e não funciona, use-os como base. Não há necessidade de reinventar a roda

4 exemplos de influenciadores na área do fitness:

Quando terminar a sua pesquisa, já deverá ter uma melhor ideia de que tipo de conteúdo pode publicar e qual gera mais interações.

Atenção: Não é necessário reinventar a roda, mas também não precisa de seguir à regra o que vê no Instagram dos influenciadores, o mais importante é que se mantenha fiel à sua estratégia de criação de conteúdo e, principalmente, o que funciona para o seu ginásio.

Passo 3: Planear os seus posts no Instagram

Ter uma estratégia de conteúdo e um calendário irá mantê-lo responsável e consistente nos seus posts. Se não publicar nada, também não irá receber nada de volta.

O seu calendário de posts irá servir para organizar as suas ideias criativas, atribuir os posts a um determinado dia e hora e garantir que nunca fica sem saber o que publicar.

Wplus Como Crescer O Instagram Do Seu Ginásio Calendário Trello

Felizmente, já existem várias aplicações no mercado para agendar os seus posts com antecedência e serem publicados automaticamente.

O nível de detalhe do plano depende apenas de si.

Há pessoas que gostas de definir apenas o tópico e a imagem e deixam o resto para o dia da publicação. Outras preferem criar os posts para a semana toda e deixar a aplicação publicar sozinha.

É uma preferência pessoal. É importante é que dedique algumas horas por semana a criar o seu plano da semana seguinte.

Irá ajudar bastante!

3 exemplos de aplicações:

Passo 4: Torne a sua marca mais visível no Instagram

É neste passo que a maior parte dos ginásios ficam bloqueados.

O algoritmo do Instagram está feito de maneira a que o seu feed seja composto por conteúdo interessante para si e de fonte relevantes como os seus amigos chegados.  Como resultado, o conteúdo promocional acaba por ser deixado para um segundo plano.

No entanto, existem maneiras de conseguir colocar o seu conteúdo à frente dos seus seguidores.

Relevante e Interessante: São as duas palavras de ouro. Se o seu conteúdo for relevante e interessante para os seus seguidores, o Instagram irá permitir-lhe que os seus posts cheguem a um maior número de pessoas.

Usar hashtags com responsabilidade

Hashtags são uma forma de poder categorizar os seus posts.

Ao ser pesquisada uma hashtag, irão aparecer todos os posts que a contenham. Quanto mais hashtags utilizar, mais o seu conteúdo será “espalhado” pelo Instagram e mais pessoas vão interagir com ele.

Mas há um equilíbrio que deve ser mantido…

Se o conteúdo da sua publicação não for relevante, não é por adicionar 20 hashtags populares que irá obter resultados.

Primeiro porque publicações desse género têm tendência para parecerem duvidosas e SPAM.

Wplus Como Crescer O Instagram Do Seu Ginásio Spam

Segundo, pessoas que sigam hashtags consideradas SPAM, são pessoas que apenas procuram receber gostos e seguidores de volta, não se interessam minimamente pelo seu conteúdo. Esse tipo de seguidores não é nem leal, nem terá qualquer interesse no seu ginásio.

Terceiro, o Instagram investe MUITOS MILHÕES por ano em melhorar o seu algoritmo para que esse tipo de posts seja identificado, filtrado e o alcance da conta limitado. Por tanto, não tente enganar o Instagram porque mais tarde ou mais cedo, irá ser pior.

Procure usar hashtags relevantes para o seu conteúdo, mensagem ou marca. Por exemplo, se o seu post for sobre comida Vegan, pode utilizar #wellness, #veganfitness, etc.

Faça um levantamento das 20 principais hashtags relacionadas com a sua marca e fitness e aponte-as num documento, dessa maneira, quando precisar, já sabe quais utilizar.

Mas não todas de uma vez!

Dica: Crie uma hashtag única para o seu ginásio e utilize-a sempre que publicar. Pode ser algo como #DicasDoExemplo ou #workoutAtExemplo, onde “exemplo” é o nome do seu ginásio. Desta forma, não só “agrupa” todos os seus posts numa hashtag, como os seus membros também a podem utilizar e chegar a possíveis novos seguidores e membros.

6 exemplos de hashtags populares:

  • #GetFit
  • #Fitness
  • #FitnessMotivation
  • #Workout
  • #GymLife
  • #Ginasio – Regra geral, hashtags em inglês funcionam melhor, mas sempre é uma alternativa.

Usar hashtags locais

Tornar o seu ginásio popular no Instagram na Indonésia quando o seu ginásio está localizado em Portugal não lhe serve de muito, pois não? O mesmo para hashtags populares no Porto quando está localizado em Lisboa.

Então utilize que sejam populares, na altura de publicação, na sua zona geográfica. Pode descobrir essas hashtags no hashtagsbucket.com.

Por exemplo, uma pesquisa por #seixal retornou #vetsobrerodas, #veterinariossobrerodas, #doglover, entre outras. Abrir exemplo.

Com base neste exemplo, um bom post a criar seria algo sobre animais direcionado às hashtags acima.

Comentar com qualidade para crescer o Instagram do seu ginásio

Interaja também com os utilizadores que comentem, gostem ou identifiquem o ginásio nos seus posts. Dê-lhes atenção. As pessoas utilizam as redes sociais pela interação, utilize isso em seu favor ao fazer perguntas, motivar ou dar a sua perspetiva sobre um ponto.

Pode também fazer uma pesquisa pelas hashtags populares com posts mais recentes ou com mais atividade e comentar. Mas não comente apenas com “Boa” ou um Emoji de ? (on fire). Comente algo de valor. Pode ser humor, motivacional, informativo, desde de que seja relacionado com o tema e de valor.

Wplus Como Crescer O Instagram Do Seu Ginásio Well Done

Dica: Mude a conta Instagram do seu ginásio para conta de empresa. Irá ter acesso a várias estatísticas importantes que lhe dizem quais são os posts com mais interação, adicionar um botão de contacto, criar anúncios e outras funcionalidades avançadas que uma página “normal” não tem.

Identifique a localização do seu ginásio

Para ajudar o seu ginásio a ser encontrado, adicione geotags (adicionar localização aos posts) sempre que possível.

É normal as pessoas procurarem no Instagram o que está a acontecer na sua área local e à volta. Se publicar as suas fotos com a localização do ginásio, irá estar a aparecer para essas pessoas.

Melhor ainda, se os seus membros fizerem o mesmo, constrói de uma só vez um arquivo de fotos de várias pessoas, publicidade grátis para os seguidores dos seus seguidores e torna-se mais visível para que procurem por localização.

Passo 5: Publicar regularmente

Para manter os seus seguidores interessados na sua página, é preciso que publique regularmente, manter uma consistência visual e ter uma mensagem clara.

Ao publicar regularmente, irá aparecer mais vezes no feed dos seus seguidores, relembrando-os assim do seu ginásio. A exposição constante também irá ajudar com o algoritmo do Instagram, que irá dar um maior “score social” e assim garantindo que o seu alcance (grátis) é maior.

Deve também manter uma consistência visual ao longo dos vários posts. Procure utilizar, sempre que possível, o mesmo esquema de cores nas suas imagens. Se a marca do seu ginásio é verde e branco, tente utilizar imagens, maioritariamente compostas por essas cores. O mesmo em relação às cores das letras que utilize ou até mesmo o logotipo!

Wplus Como Crescer O Instagram Do Seu Ginásio Zadi Training Profile

Em relação à sua mensagem, é importante que seja clara. Se a marca é um ginásio focada em ajudar iniciantes no mundo do fitness, é importante que o seu Instagram reflita isso. O mesmo se o seu foco for competição de halterofilismo não convém falar por exemplo de perda de peso. Esta mensagem deve ser clara na sua Bio, Instagram Stories, comentários, fotos e vídeos que publique.

Passo 6: Conteúdo único para o Instagram do seu ginásio

Conteúdo de qualidade irá aumentar a confiança dos seus seguidores com a sua página, que resulta em mais seguidores e, por sua vez, em mais possíveis clientes.

Em todos os posts que publique, sejam eles fotos, Instagram Stories ou vídeos, deve sempre tentar promover a interação. Peça para darem a sua opinião sobre um determinado ponto, para comentar uma certa palavra, se o que disse no vídeo fizer sentido, etc.

A longo prazo, irá aumentar a fidelização dos seus seguidores com o seu ginásio, mas também, aumentar o “score” do seu perfil do Instagram, conseguindo assim chegar a mais seguidores sem ter de pagar.

Instagram Stories para ginásios

Os Instagram Stories (Stories) é a grande moda no Instagram neste momento. É uma forma fácil de criar conteúdo e conseguir-se chegar a muito mais gente que um post normal.

Pode criar uma Storie usando fotos, hashtags, tags de localização, menções, vídeos e muito mais… Aqui a criatividade impera. As histórias são visíveis apenas 24h e, como estão numa seção à parte do feed, acabam por ter um alcance muito maior com os seus seguidores.

As Stories são uma oportunidade excelente para o seu ginásio publicar conteúdo mais divertido e descontraído. Para se envolver a um nível mais pessoal com os seus seguidores com, por exemplo, perguntas interativas.

Deve também utilizar hashtags nas suas Stories, tornando-a assim visível não só para os seus seguidores como também para quem siga essa tal hashtag.

Dica: Atenção que, com tantos recursos disponíveis, é fácil cair-se na tentação de adicionar vários dos recursos a uma única Storie, tornando-a confusa. Lembre-se que os seus seguidores apenas visualizam o conteúdo durante alguns segundos e por isso, é importante que seja simples, fácil de entender e direto ao assunto.

Posts estáticos para ginásios

Tal como o nome sugere, são posts que ficam estáticos, os posts “normais”. São posts que, a menos que os apague manualmente, irão manter-se públicos no seu perfil de Instagram.

Devem ser bem pensados, apelativos visualmente e com qualidade, uma vez que os seus seguidores podem sempre abrir o seu perfil e ver as publicações mais antigas.

Algumas ideias para utilizar:

  • Desafio 30 dias – Pode criar um plano de treinos para duração de 30 dias, criar várias imagens com o tal plano de treinos e publicar uma por dia para os seus seguidores fazerem.
  • Nutrição e dicas de alimentação – Pedir aos seus seguidores que identifiquem um amigo que precise de ver essa dica/receita/etc.
  • Promoções –Fazer um sorteio onde oferece merchandise (camisolas, garrafas, toalhas) a quem identifique um amigo no posts
  • Membro do mês – Escolha um membro que tenha feito grandes progressos neste último mês e dê-lhe destaque. Não só irá servir de publicidade, como também irá garantir que esse membro se mantenha mais meses no seu ginásio.

Resumindo

O Instagram disponibiliza aos ginásios uma plataforma repleta de utilizadores que se envolvem ativamente com conteúdo relacionado com o bem-estar e físico. A implementação de Marketing para o Instagram para trazer-lhe mais seguidores locais, maior interação e mais possíveis clientes.

Com o perfil de empresa, pode analisar o crescimento do seu Instagram e aumentar o reconhecimento da marca. Lembre-se também de definir um público alvo, utilizar hashtags (com critério!), Instagram Stories e posts estáticos.

Fábio Nunes

Customer Success Manager

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