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Desafios para aumentar a retenção de clientes

A retenção de clientes é um dos maiores desafios dos ginásios em Portugal. Saiu recentemente as estatísticas do AGAP sobre os ginásios em 2018 e mostra que 65% dos clientes não se mantém mais de 1 ano no mesmo ginásio.

São números altíssimos e preocupantes.

Por outro lado, são uma oportunidade excelente para, com poucas alterações, conseguir aumentar a faturação sem depender constantemente de novos clientes.

Um novo cliente é 7x mais caro

Regra geral, para conseguir um novo cliente, tem de gastar 7x mais do que gastaria para manter um cliente atual.

Para conseguir um novo cliente é preciso anúncios, publicidade, seguros de saúde, e vários outros custos que são evitáveis se estiver focado, principalmente, em manter os seus membros atuais. Continuando claro a procurar novos.

Desafios para aumentar a retenção de clientes

Workout of the Week

O Workout of the Week (treino da semana) é um desafio que se tem tornado bastante popular. Basta um dos PTs definir um treino aeróbico por semana, afixar num local visível ou escrever num quadro e os seus membros fazerem-no.

Exemplo de treino:

  • 30s de prancha
  • 30s de clap Jacks
  • 10 flexões
  • 10 burpees
  • 10 agachamentos
  • Fazer 3 séries

Desafio de 50km remo

Este desafio deve ter a duração de um mês, iniciar no dia 01 e consiste, tal como o nome indica, em fazer 50km de remo. Não de uma vez claro…

Para este desafio apenas é necessário:

  • Realizar inscrições até ao dia em que inicia o desafio
  • Um quadro de progresso (ver imagem abaixo)
  • Pioneses, estrelas, carimbos, etc. – Qualquer coisa para que seja possível marcar o progresso

No quadro de progresso só precisa de colocar os nomes de todos os participantes na vertical e colocar na horizontal 25 colunas, cada uma correspondente a 2000m de remo. Cada vez que um dos participantes do desafio completar 2000m de remo, marca o progresso no quadro.

O primeiro a chegar aos 50k (ou mais perto no fim do mês) pode ganhar um prémio.

Este é um desafio super divertido que já tive inclusive a oportunidade de participar. Cria um sentimento de competição e responsabilidade nos participantes e ajuda no team-building com os seus membros.

Desafio Remo
Desafio Remo

PS: Quem diz remo, diz passadeira, elíptica, bicicleta, etc… Aliás, pode até rodar os desafios, um diferente cada mês.

Burpees por minuto

Outro desafio simples de organizar e com grande potencial. Para este desafio apenas precisa de afixar em algum lado ou escrever numa parede qual o desafio e ir apontado o nome de quem “vai em primeiro”.

Pode também dividi-lo em géneros e oferecer ou não um prémio ao vencedor. Um bom complemento a este desafio é o prémio de membro da semana que pode ser atribuído ao vencedor destes desafios semanais.

Para não fazer constantemente o mesmo exercício, pode por exemplo alternar entre burpees, flexões, abdominais, etc.

Dica: Para levar ainda ao próximo nível, uma ideia pode ser parcerias com fornecedores/parceiros. Ou seja, os vencedores dos desafios ganham prémios de manicure, depilação, cortes cabelo, massagens, etc. Prémios oferecidos por patrocinadores.

O membro ganha o prémio, o patrocinador publicidade e o ginásio exposição, um membro feliz e publicidade grátis.

Kms para causas sociais

Desafios sociais podem ser oportunidades únicas para ajudar uma associação em necessidade. Mais do que ajudar a associação, é poder contribuir para quem mais precisa. Por essas razões, os desafios sociais nos ginásios acabam por ter sempre uma enorme adesão.

Um exemplo de um desafio social pode ser 1k = 1€. Por cada KM percorrido na passadeira, o ginásio doa 1€ a uma associação.

É importante é que haja um quadro de progresso bem visível, algo que diga: “Já angariamos X€” ou “Já percorremos X km”. No fim os benefícios são enormes:

  • Uma associação é ajudada.
  • O ginásio tem publicidade para as redes sociais e, quem sabe, jornais da região.
  • Os membros sentem-se realizados por terem feito parte de uma ação social.

Claro, este tipo de desafios só deve ser considerado se financeiramente houver possibilidades para isso.

Resumindo

65% dos clientes não se mantém no mesmo ginásio mais de 1 ano. É um número elevadíssimo mas que pode ser uma oportunidade excelente para aumentar a faturação sem ter continuar a depender de novos clientes que são 7x mais caros.

Os desafios aumentam a “ligação” do membro com o ginásio, garantindo assim que se mantém mais meses como cliente. 4 bons desafios para aumentar essa ligação são os Workouts of the Week, desafio de 50km remo, burpees por minuto e kms por causas sociais.

No fim, o importante é que se lembre que os seus membros são quem lhe paga as contas e que devem ser tratados da melhor maneira possível.

“Se não cuidar dos seus clientes, a sua competição irá!”

Bob Hooey (traduzido)

Deve colocar os seus membros no centro de atenções e garantir que não vão parar à concorrência!

Fábio Nunes

Customer Success Manager

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