O fim do Facebook?

O Facebook é atualmente a maior rede social. Tem mais de 2380 milhões de utilizadores ativos por mês e 1560 por dia! Ou seja, 2.38 biliões de pessoas utilizam o Facebook pelo menos 1x por mês e desse número, 1.56 biliões utiliza pelo menos 1x por dia!

Segundo os dados oficiais do Facebook, o número de utilizadores ativos/mês era:

  • 2.23 biliões em Jun 2018
  • 2.27 biliões em Set 2018
  • 2.32 biliões em Dez 2018

Uma rede social que aumenta 4/5 biliões de utilizadores ativos por trimestre, não me parece que seja uma rede social a chegar ao seu fim de vida.

“O Instagram é melhor!”

Não é uma questão de uma rede social ser melhor que a outra, têm é público alvos e objetivos diferentes. Se o Facebook funciona mais em termos de comunidades, o Instagram é mais focado “em mim”. Daí muita gente preferir o Instagram, mas não invalida que não se utilize na mesma o Facebook.

Para além de que não nos podemos esquecer de uma coisa… O Facebook, o Messenger, Instagram e WhatsApp, todas pertencem à mesma empresa, o Facebook.

É a própria empresa que está a criar esta “divisão” de utilizadores entre as suas aplicações. Se essa divisão está a acontecer é porque o próprio Facebook assim o quer, não fazia muito sentido se não fosse para seu próprio benefício, certo?

Alterações no Facebook

No seu último evento F8 anual, anunciou grandes novidades para o resto do ano de 2019. Atualizações para as várias aplicações, realidade virtual e até uma aplicação de encontros.

Mas vamos nos focar no que interessa para nós e para o seu ginásio…

O Facebook vai ser centrado em grupos e eventos

Já tinha sido anunciado recentemente que o feed de notícias iria começar a perder notoriedade e iria ser mais focado nos grupos (as tais comunidades do Facebook). No evento, foi dada a confirmação. Os nossos feeds passaram a dar mais destaque aos posts dos grupos que pertencemos e eventos que tenhamos interesse.

Esta é uma oportunidade gigante para o seu ginásio e que pode aproveitar já. Crie um grupo privado para os seus membros e assim consiga muito mais facilmente chegar até eles.

Redesign da plataforma

Não é que seja um ponto de extrema importância para nós, utilizadores, mas as plataformas Facebook (e Instagram) vão ter uma “cara lavada”

Facebook Redesign
Facebook Redesign

Já o Facebook Messenger…

Neste evento apenas foi “levantado o véu” sobre as grandes alterações que estão para vir. O Messenger vai passar a permitir definir mensagens de estado, videoconferências e outras funcionalidades não tão importantes.

O importante sim é a (já pública e confirmada) atualização que vai ser feita que vai juntar o Facebook Messenger, Instagram Direct e WhatsApp numa só aplicação de chat!

Uma boa forma de tirar proveito dessa grande atualização é utilizando o nosso produto de retenção de clientes (clique para abrir exemplo). Que não só vai funcionar com o Messenger, irá também passar a funcionar com Instagram Direct e WhatsApp!

Resumindo

Não está a chegar o fim do Facebook, nem tão cedo isso deve acontecer. Existem sim grandes alterações preparadas, mas cabe-nos a nós utilizar esta grande ferramenta da melhor forma possível para crescer os nossos negócios.

O Facebook e o Instagram têm publico alvos diferentes e existe essa divisão porque a própria empresa assim o quer.

Vai existir um foco muito maior nos grupos e essa é uma enorme oportunidade para o seu ginásio.

Fábio Nunes

Customer Success Manager

Deixe um comentário