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Porque deve sugerir consultas de nutrição aos seus membros

Hoje quero falar-lhe sobre a importância de oferecer consultas de nutrição aos membros do seu ginásio. Quero-lhe explicar porque não deve ver a consulta como um custo mas sim como um investimento e como utilizar a consulta para gerar vendas extra mensalidade.

“Mas tenho custos com o/a nutricionista”

Exato. Tal como a maioria dos ginásios em Portugal, a nutricionista é uma fornecedora externa e, como tal, existem custos.

A realidade é que, apesar de já cobrar na mensalidade um valor para cobrir o custo da nutricionista, a maior parte das vezes ela tem pouco (ou até nenhum) trabalho o dia todo. Tornando-se uma grande despesa.

E isso é algo que é importante corrigir! Não pelo custo que é pagar a uma pessoa para não ter trabalho, mas porque está a perder outras formas de gerar mais vendas extra mensalidade.

Definir um dia específico para as consultas

O primeiro passo para reduzir o custo com a nutricionista é definir um dia específico por semana (ou mês) em que são marcadas as consultas. Muitas vezes isto já acontece, até por imposição da nutricionista, mas se não o faz, é urgente que o implemente o mais rápido possível.

Ao marcar as consultas todas para o mesmo dia, garante que, os membros sabem sempre qual é o dia em que podem falar com a nutricionista e mais importante, utiliza ao máximo o tempo dela.

Publicitar as consultas de nutrição

Agora que já tem definido qual o dia em que os seus membros podem marcar a consulta de nutrição, é importante publicitar esse dia para que eles o saibam.

Uma maneira simples é colocar um papel na receção do seu ginásio com a próxima data e o número de vagas disponível.

O facto de colocar o número de vagas irá criar uma sensação chamada FOMO – Fear Of Missing Out (medo de perder).  Ao verem que existem vagas limitadas (mesmo que não exista) irá levar os membros do seu ginásio a inscreverem-se rapidamente para não perder a vaga.

Basta ver o recente episódio com os combustíveis. Os media noticiaram que havia pouco combustível e o que é que o povo fez? Foi a correr para as bombas para atestar o carro.

Publicar nas redes sociais

Uma outra forma de publicitar as consultas de nutrição é partilhar alguns posts nas redes sociais a informar qual será o dia e que, mais uma vez, existem vagas limitadas.

Assim até mostra às pessoas que (ainda) não são clientes e vos seguem nas redes sociais que existem consultas de nutrição no vosso ginásio e se preocupam com os resultados dos membros.

Mas afinal porque devo sugerir as consultas?

O fator mais importante de todos para sugerir as consultas de nutrição não é a consulta em si, é o que vem depois.

Olhe para o seu ginásio e analise… Quem são as pessoas que normalmente vão às consultas? 80% (se não mais) são pessoas que têm excesso de peso. Ou pelo menos estão acima do seu peso desejado e querem ajuda.

Apesar de a consulta de nutrição os puder ajudar nesse objetivo, elas não andam no seu ginásio para as consultas, andam para fazer exercício.

Então porque não sugerir um plano com um Personal Trainer?

Porque não sugerir suplementos alimentares que por acaso vocês até os vendem na receção do ginásio?

E é nesse sentido que deve ver as consultas de nutrição, como uma hipótese de vender serviços e produtos extra aos seus membros. O chamado Up-sell no mundo das vendas.

Deve reunir com a sua nutricionista e pedir-lhe que sugira esses extra.

Resultados = satisfação

Este é ainda mais outro benefício que obtém dos seus membros aproveitarem as consultas de nutrição. É um benefício tão importante que decidi dar-lhe um destaque separado.

A principal razão para os membros que tem hoje no ginásio continuarem a usufruir do seu ginásio amanhã é a satisfação. É o verem os resultados a serem atingidos. Verem o seu corpo a mudar.

Se não virem resultados a satisfação cai e muito provavelmente cancelam a subscrição.

É por essa mesma razão que deve garantir que faz o máximo possível para que os seus membros obtenham os resultados que pretendem.

Se, para alguns membros (como o excesso de peso), a maneira for através de consultas de nutrição, força!

Sugira-lhes terem uma consulta, faça tudo o possível para que eles obtenham os resultados que procuram e assim continuem por muitos anos membros satisfeitos do seu ginásio!

Resumindo

O valor da nutricionista deve ser visto como um investimento e não um custo. É uma profissional que pode ajudar bastante os seus membros a atingirem os seus objetivos e assim eles manterem-se clientes durante mais tempo.

Deve definir um dia específico por semana ou mês para as consultas e publicitar para que todos os membros saibam quando é. É importante também que haja vagas limitadas (ou pelo menos dizer que sim) para aumentar as inscrições.

O grande benefício para si, enquanto dono do ginásio, é puder gerar vendas extra mensalidade a partir das consultas de nutrição. Vender serviços de Personal Trainer, Suplementos, acompanhamento personalizado, etc.

Próximos passos

Diga-me nos comentários em baixo:

Já definiu o dia para as consultas? Qual irá ser?

Fábio Nunes

Customer Success Manager
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