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Premiar membros sem motivo aparente

Neste artigo quero falar-lhe sobre porque deve premiar os seus membros sem motivo aparente, a importância dessa ação, qual o seu objetivo e alguns exemplos.

O meu objetivo com este artigo é que tenha, mais uma, forma de aumentar a satisfação dos seus membros com o seu ginásio e que eles se mantenham mais meses.

68% cancela a subscrição por perceção de indiferença

Existe um estudo bastante famoso sobre as razões que levam os clientes a deixarem de comprar a uma empresa.

  • 4% atrito natural (mudaram de casa, faleceram, etc)
  • 5% passa a comprar a um amigo
  • 9% pelo preço
  • 14% por insatisfação do produto/serviço
  • 68% por perceção de indiferença

Quer isto dizer que, 68 em cada 100 clientes deixam de comprar porque sentem que a empresa não lhes liga nenhuma e apenas quer saber se as faturas são pagas ou não.

Mas também diz outra coisa, diz que é 5x mais provável que um membro cancele a subscrição por sentir que ele é indiferente para o ginásio do que pela qualidade do ginásio em si.

Mas isso é uma boa notícia! Significa que, apenas com umas simples ações, consegue manter uma grande parte dos seus membros durante mais tempo!

Premiar membros sem motivo aparente

É aqui que entra o tópico principal deste artigo.

O objetivo ao premiar um membro é mostrar que se preocupa com ele. Que repara o quanto ele se esforça e, principalmente, que não lhe é indiferente a si ou ao seu ginásio.

Quando falo em premiar não é necessariamente no sentido literal de dar um prémio. Pode ser algo tão simples como um postal escrito à mão ou algo mais desenvolvido como um certificado ou até mesmo o tal prémio.

O importante é que seja premiado por algo que o membro não esteja à espera. Deve colocar os seus membros no centro de atenções. Fazer algo que cause aquele fator Uau…

Razões para premiar os seus membros:

Dedicação / membro do mês

Entregar um prémio por dedicação / força de vontade / membro do mês / etc, é uma boa razão para mostrar que o trabalho árduo dos seus membros não passa despercebido.

Mais do que mostrar que está atento aos seus membros e aos seus objetivos, eles percebem que não são indiferentes para si e para o seu ginásio. Que não são apenas mais um.

Para além de que toda a gente gosta de reconhecimento e receber prémios. Numa só ação consegue aumentar a satisfação do seu membro, mostrar que não lhe é indiferente e ganhar publicidade para o seu ginásio. Sim porque o membro certamente vai querer partilhar o prémio / reconhecimento das suas redes sociais.

Aniversário

Uma razão simples e até lógica, é o aniversário. Tão lógica e simples que algumas grandes empresas o fazem. O que não é comum é empresas mais pequenas e pessoais como um ginásio mostrar esse nível de interesse pelos seus clientes.

Uma mensagem de parabéns é algo tão simples e que pode fazer uma diferença enorme na duração da relação cliente – ginásio. Para além de que o investimento é praticamente nulo.

1 ano de subscrição

Se quiser causar o fator Uau esta é a data ideal para enviar uma mensagem.

“Olá [nome], muitos parabéns! Hoje é uma data muito importante para nós, faz hoje um ano que começou a treinar connosco!”
– “Uau!”

Esta será certamente a reação do seu membro. Qualquer pessoa que receba esta mensagem ficará impressionado, afinal de contas ninguém se dá ao trabalho de registar e festejar um momento tão “simples” como esse.

Qualquer outra razão que ache que faça sentido

Na verdade, qualquer razão é suficiente para premiar os seus membros sem motivo aparente.

“Mas isso dá trabalho”

Sim é verdade, dá trabalho. Mas será que não compensa ter esse trabalho para garantir que os seus membros se mantêm mais meses no seu ginásio?

Pode começar com algo simples como o membro do mês ou mensagens de parabéns. O importante é que mostre que se preocupa com os seus membros, que reduza os 68% que cancelam por perceção de indiferença para o menor número possível!

E se precisar de ajuda pode falar connosco. Nós automatizamos todo esse tipo de interações com os seus membros através de Marketing digital.

Fábio Nunes

Customer Success Manager

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