Uma das melhores coisas que pode fazer pelo seu marketing é adotar uma estratégia de conteúdo Value-first.
Sinceramente não existe uma tradução direta para o Value-first, talvez o mais próximo seja a expressão “Dar antes de receber”.
Mas o que quero dizer com isso?
Uma estratégia de Value-first é quando se foca em partilhar conteúdo grátis antes de tentar vender. Ajudar em primeiro lugar e não tentar logo vender.
Isto pode parecer contraintuitivo mas eu vou explicar melhor…
A tradicional estratégia de venda passa por apresentar os seus produtos ou serviços aos seus potências clientes e deixa-los comprar. Quase como se fosse um mercado onde está tudo exposto e um cliente aproxima-se, escolhe e compra.
O problema desta abordagem nos negócios é que grande maioria dos visitantes do seu website não estão prontos para comprar. Aliás, a percentagem de visitantes que estão prontos a comprar pode ser tão baixa como 2%.
A maior parte dos visitantes não estão prontos para comprar
Se estiver apenas concentrado em vender, então está a perder todos os potenciais clientes que não estavam prontos para comprar no momento que visitaram o seu website. É aqui que ter uma estratégia de Value-first pode fazer uma grande diferença no seu negócio.
Um bom exemplo seria criar conteúdos que sejam diretamente relacionados com os problemas que o seu público alvo tem – os mesmos problemas que o seu produto/serviço resolve.
Conteúdo desse género ajuda o seu público a perceber que está no sítio certo. Que você entende os seus problemas e que os pode ajudar.
Esse conteúdo irá educar, ajudar o seu público e por último, posicionar os seus produtos ou serviços como a solução perfeita.
Reparou em como não se deixou de tentar vender? Apenas se mudou o processo de venda para após já ter educado os seus possíveis clientes.
Value-first pode ajudar a reter clientes
E isto não funciona só para novos clientes. É perfeito também para os seus atuais clientes.
Uma estratégia de Value-first também o ajuda a reter clientes. Por exemplo… Enviar mais informações sobre um produto através de newsletters de email, escrever artigos no blog e partilhar nas redes sociais. Todas são formas de se garantir que os seus clientes não se esquecem de si.
Que problemas os seus produtos e serviços já resolvem? Como é que os poderia utilizar numa estratégia de Value-first?