Dedicar 30 minutos por dia para crescer o seu negócio

Eric Rothermel Foko4dpxamq Unsplash
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Índice

Se for como eu, então tem imensas coisas e ideias que quer por em prática mas que, por uma razão ou por outra, acabam sempre por ser colocadas em segundo plano.

A grande maioria das empresas passa a maior parte do seu tempo a servir os seus clientes – o que é ótimo porque são eles que pagam as contas! Mas se dedicarem todo o tempo aos seus clientes significa que vai sobrar pouco tempo para que possam trabalhar no no seu próprio negócio. Mesmo quando sabem que há coisas importantes que têm de ser feitas.

Otimizar processos, trabalhar no marketing ou até organizar documentos são as tarefas que normalmente colocamos de parte para que nos concentremos nos nossos clientes – nas suas necessidades.

Estando o ano de 2020 a chegar ao fim (aleluia!), decidi que estava na hora de dedicar algum tempo a algumas dessas tarefas. Sendo este blog uma delas.

Não tenho tempo / Chego ao fim do dia cansado mas olho para trás e é como se não tivesse feito nada

– Todos os empresários do mundo

Um amigo meu costuma dizer-me “O tempo não se gere, o que se gere são as prioridades.”

E é verdade… O tempo é impossível de gerir. O tempo é igual para todos nós, todos temos 24h por dia. Então porque é que há pessoas que conseguem fazer tanto com as suas 24h e outras tão pouco?

Conseguem porque têm as suas prioridades bem definidas. Têm tempo reservado para fazer as tarefas que realmente fazem a diferença nos seus negócios.

A minha agenda por defeito

Pelo menos para mim, a solução passou por criar uma agenda por defeito. Uma agenda, que por defeito, tem as tasks que precisam de ser feitas todas as semanas.

Esta agenda é sagrada para mim. Só em casos muitos específicos ou urgências é que alguma task é agendada por cima da minha agenda por defeito.

Para me organizar uso o Calendário Google. Ajuda-me a estar a par das reuniões que tenho, chamadas que preciso de fazer e todas as tarefas que têm de ser feitas nesse dia e no resto da semana.

Esta é a minha agenda por defeito. Tire ideias e adapte à sua agenda

Para além das tasks por defeito, à 2ª feira de manhã adiciono também as tarefas “não por defeito” que têm de ser feitas nessa semana. Trabalho de clientes, uma reunião comercial, alguém que preciso de ligar ou até um dia de férias.

Esta é uma solução simples para garantir que sei sempre o que tem de ser feito e quando.

Dedique 30 minutos por dia

Para garantir que essas tarefas importantes e que fazem a diferença nos nossos negócios realmente são feitas, defina 30 minutos por dia para as realizar. Na altura que melhor funcionar para si, quer seja de manhã, hora de almoço ou ao fim do dia.

O importante é que crie a sua agenda por defeito e bloqueie o tempo para tratar dessas tarefas.

Por exemplo, para mim, uma das tarefas mais importantes é fazer networking então, tenho bloqueados 30 minutos todos os dias após a hora de almoço para ligar a colegas e “socializar” em grupos de Facebook com clientes e fornecedores.

30 minutos pode não parecer muito por dia, mas ao fim de uma semana já são 2:30h. 10h ao fim do mês.

Que diferença faria se dedicasse 10h por mês à tarefa mais importante do seu negócio?

A verdade é que, quando consegue riscar todas as tasks da lista vai ser mais produtivo, mais presente e prestar um melhor serviço aos seus clientes. É brutal o efeito psicológico que pequenas conquistas podem ter na sua vida profissional.

Quer agende o seu dia num calendário online ou papel e caneta, o importante é que não deixe de reservar algum tempo para si e para o seu negócio todos os dias!

PS: Esta era uma task que estava agendada no meu calendário, está na hora de remove-la ?