Nunca foi tão importante – ou mais fácil – ter um website online. Não existem muitas empresas a considerar se devem ter ou não um website, em vez disso, estão a decidir como os seus websites devem ser.
Soluções DIY (“Do it yourself”) como o Wix ou o Squarepace tornaram ter um website super fácil. Usando os seus templates pré-feitos consegue ter um website feito em apenas uma tarde.
Mas, tal como tudo na vida, existe pontos positivos e pontos negativos.
Templates e websites DIY também têm o seu lugar no mercado. Apesar de desenvolver websites feitos à medida para os meus clientes, existem situações em que reencaminho pessoas para essas soluções.
Neste artigo quero explicar-lhe quais factores a considerar e se um template é a escolha certa para o seu negócio.
Custo dos templates e websites DIY
Regra geral, se o custo for o fator mais importante para si, um website template é a escolha mais barata.
Os planos do Wix começam a partir de 17€ por mês e sem custos iniciais. Tendo em conta que a esperança média de vida de um website são 3 anos, o seu investimento pode ser de apenas 600€.
Em relação ao preço, um website template é uma opção muito viável.
Dono VS arrendar
Quando constrói um website através de uma plataforma DIY e usando um dos seus templates, está mais a “alugar” do que a ser dono do website.
Estas plataformas apenas constrói websites dentro do seu ecossistema. Se um dia decidir que não está satisfeito com o serviço, mudam os preços ou encontra uma oferta melhor, não poderá levar o website consigo.
Isto significa que terá de começar do zero.
Analise se é mais importante para si ser dono ou alugar um website. Se não se importar que outra empresa seja a proprietária do seu website, ou se for apenas temporário, então este tipo de websites pode funcionar para si.
Flexibilidade e controlo de um template
Existem milhares e milhares de templates de websites no mercado, muitos deles lindos e gratuitos! As grandes empresas como o Wix e a Squarespace até têm os seus próprios designers a construirem novos templates regularmente.
É até provável que encontre vários templates que se enquadrem com o que procura.
A única desvantagem dos templates em termos de flexibilidade é que está “preso” ao que o template fornece. Se o seu website precisa de uma funcionalidade ou página que não esteja incluída nesse template, poderá ser complicado criar algo do zero e que corresponda ao resto do template.
Antes de escolher o seu template analise se o mesmo tem todas as páginas e funcionalidades que precisa. Agora e que possa vir a precisar no futuro.
Velocidade de desenvolvimento
Um website pré-feito será, naturalmente, mais rápido a ser colocado online. Com todas as funcionalidades e estilos já criados, tudo o que precisa de fazer é personalizar de acordo com as suas necessidades.
Normalmente até tem a opção de testar gratuitamente esses templates, aproveite-a e explore tudo ao máximo.
Mesmo que as funcionalidades de edição sejam construídas para pessoas não técnicas, ainda terá as suas dificuldades até se habituar à plataforma. Às vezes até acaba por experimentar várias versões do mesmo website (recomeçando várias vezes) até encontrar os resultados que procura.
Embora seja possível ter um website feito numa tarde, é mais provável que isso não vá acontecer. Considere o tempo que vai ser preciso para aprender e experimentar várias versões do website.
Então e o marketing?
Um dos aspectos que as empresas normalmente ignoram é o lado do marketing do seu website.
Claro, o template é bonito, mas que resultados (para além do visual) espera atingir?
Mais importante que a aparência, o seu website precisa de atrair novos visitantes, converter em leads e por fim em clientes.
Como exemplo, a otimização para os motores de busca (SEO) é muito mais difícil (às vezes impossível) de ser feita em websites DIY ou templates. Estes tipos de websites, por vezes, até têm algumas ferramentas para o ajudar com o SEO mas já não o fazem por si. Precisa de entender como essas estratégias funcionam e aplicá-las você.
O mesmo se aplica a outras optimizações como melhorar a User Experience, melhorar as taxas de conversão ou até os textos do website.
Performance do website
Quer se aperceba ou não, a velocidade de carregamento do website é um dos aspectos mais importantes.
Estudos demonstram que um website que demore mais do que 3 segundos a carregar, começa a perder visitantes rapidamente. O Google (e outros motores de busca) apercebem-se disso e acabam por penalizar esses websites.
É praticamente impossível de saber se o template que escolheu fi desenvolvido com performance em mente (apesar de todos dizerem que sim…).
Um teste que pode fazer é um teste GTMetrix à página do template e ver qual a pontuação que dá. Tal como na escola um F é mau e o A é excelente.
Este teste não é 100% exacto mas é um excelente ponto de partida. Apenas tenha em mente as alterações que depois realizar também terão impacto na performance… por isso certifique-se de que optimiza as suas imagens e usar os tipos de ficheiros certos!
Conclusão
Um website template é uma forma rápida e barata de colocar o seu negócio online. Se souber o que está a fazer, pode ser uma solução muito eficaz!
Analise os prós e os contras antes de fazer a sua escolha, pois o facto de o website não ser seu, a optimização para os motores de busca e a performance podem tornar o seu investimento um despercício.
Depois de ler este artigo e perceber um bocado mais sobre websites templates e DIY, deve estar a questionar-se sobre quais são as alternativas, certo?
Um website feito por um profissional ajuda, não só a eliminar os problemas dos websites template, mas a garantir que o mesmo é feito tendo em conta os seus objetivos, adaptado à sua marca e com os seus clientes em mente. Por outro lado os valores são mais altos (a iniciar a partir de 1500€).
Se considera que um website template não é o suficiente para o seu negócio, então podemos agendar uma reunião e discutir como tornar o seu website numa autêntica máquina de marketing digital.Os modelos de websites facilitam a colocação online do seu negócio, mas não são a escolha certa para todos. Aprenda os prós e os contras dos modelos de websites.