Encontre a pessoa certa para SEO

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Índice

Contratar um expert em SEO pode ser bastante confuso. Para muitos empresários é uma competência demasiado técnica e que, na maior parte das vezes, não sabem como avaliar se é a pessoa ideal ou não para o trabalho.

Juntei neste artigo uma lista de pontos positivos e negativos para o ajudar a filtrar a lista de candidatos para trabalhar o SEO do seu negócio.

Luzes Verdes

Experiência

É bastante fácil para alguém se auto-intitular de expert em SEO, quando na verdade só tem alguns meses de experiência. Confirme sempre qual a experiência e à quanto tempo trabalha em SEO.

No caso de ser um freelancer dê também uma vista de olhos no CV. Até pode só ter o seu próprio negócio à poucos meses, mas pode já ter vários anos de experiência.

Testemunhos

Este ponto fala por si próprio. Se a pessoa ou a agência que vai contratar tem vários testemunhos, então pode estar mais descansado.

Para além dos testemunhos, pode também ver as suas reviews online. Se procurar pela empresa no Google ou na página do Facebook poderá encontrar avaliações dadas por ex-clientes.

Conhecimento

Um verdadeiro expert em SEO conseguirá identificar os pontos a melhorar para aumentar o tráfego do website – e explicar-lo de uma forma fácil de entender.

Interesse

Um expert em SEO irá demonstrar interesse em si e nos seus objetivos.

Para além disso, irá efetuar várias perguntas. Perguntas que até pode achar que não são relevantes mas que ajudam a descobrir certos pormenores que podem fazer toda a diferença. Regra geral, quanto mais perguntas fizer, melhor.

Red flags – Pontos a ter cuidado

Ser barato

Quando se trata de SEO é mesmo uma questão de “you get what you pay for“.

SEO é uma estratégia que requer imenso conhecimento, experiência e trabalho – é normal que um expert cobre por isso.

Falsas promessas

Se um “expert” em SEO lhe garante resultados num curto espaço de tempo ou que garante o 1º lugar do Google, talvez deva considerar outra pessoa…

SEO demora tempo e ninguém consegue garantir posições nos motores de busca. Nem mesmo a própria Google 🙂

Má comunicação

Acho que este ponto é transversal a qualquer cargo… Boa comunicação é a base para receber um bom serviço de SEO.

Sente que do outro lado está um profissional? Como é ele responde às críticas ou questões importantes? Se não lhe consegue dar uma resposta direta ou desaparece na pior altura possível, já sabe o que tem a fazer 🙂

Eu gosto de arrancar os meus programas de SEO focando no Local SEO. Começar por criar o seu perfil Google My Business e garantir que o website está bem ligado com o Google Search Console.

Estes 2 passos em conjunto com um bom plugin WordPress de SEO como o SEOPress (e cumprir as suas recomendações!) já o irão ajudar bastante!