Já alguma vez visitou um website com um propósito específico (comprar, pedir informações, ver morada, etc…) e deu por si a abrir página atrás de página sem encontrar o que precisa? É frustrante e é a última coisa que quer que acontece aos visitantes do seu website.
Não só é importante ter conteúdo de qualidade, mas também deve estar no sítio certo à hora certa – e uma Landing Page pode ajudá-lo!
O que é uma Landing Page e porque razão preciso de uma?
Embora tecnicamente uma Landing Page possa ser qualquer página onde alguém “aterra” do seu site, em marketing consideramos uma Landing Page uma página “especial” em que o seu único objetivo é direcionar os visitantes para uma única ação específica.
Também é normal que não tenham menus ou outros links para fora da página. Queremos que os 2 únicos pontos de fuga possível (sair da página) seja através de fechar a página ou realizar a ação específica.
As Landing Pages são usadas principalmente para dois propósitos distintos – Click through e Lead generation.
Landing Page de Click Through
Uma Landing Page de Click Through é uma página para ajudar a direcionar o tráfego para um objetivo específico. Este tipo de páginas é frequentemente utilizado em lojas online. Exemplo: Realizar uma compra de um produto.
Landing Page de Lead Generation
Uma Landing Page de Lead Generation funciona de forma semelhante à de Click Through, excepto que o objetivo final é recolher dados. Queremos recolher dados como o nome e email do visitante, para que depois se possa tentar vender um produto.
Este tipo de páginas são perfeitos para construir uma lista de emails de pessoas interessadas no seu negócio e produtos. Literalmente, uma lista de pessoas prontas a tornarem-se clientes.
Porque que devo usar uma Landing Page?
Tipicamente, utiliza-se uma landing page para obter resultados específicos de campanhas de marketing.
A maior parte das empresas tem vários produtos e serviços para vender, o que é bom… Mas é provável que os seus clientes estejam na sua página para comprar um produto ou serviço em específico e, se lhes der demasiadas opções, pode levar a resultados menos positivos.
Uma Landing Page bem construída é exibida a um cliente específico, normalmente através de anúncios, para que ele encontre a informação exacta que procura e realize a ação que queremos que realize.
Veja este exemplo…
O Pedro é dono de uma loja de artigos de pesca. Vende isco, canas de pesca, bobines e todo o tipo de equipamento de campismo. Tem stock excessivo de canas de pesca e então decide fazer uma promoção para vender algumas.
O Pedro publica um anúncio no Facebook a falar sobre a sua fantástica promoção mas, quando os seu clientes carregam no link, são direcionados para a página inicial do seu site. Uma página que tem todo o tipo de informações sobre a empresa e os outros produtos.
Como a informação que procuram não está logo disponível, os clientes carregam no botão para voltar atrás e fecham a página.
A taxa de conversão do Pedro é baixa e então decide que não vale a pena continuar com o anúncio.
Na verdade o Pedro apenas precisa de uma abordagem diferente…
Decidiu então construir uma Landing Page no seu site. Uma página específica e que fala apenas sobre a sua promoção de canas de pesca, os produtos incluídos e como é que os seus clientes podem aproveitar a fantástica promoção.
Desta vez o Pedro cria um anúncio no Facebook mas redireciona todo o tráfego para a sua nova Landing Page. Como os clientes “aterram” logo numa página repleta de informação que eles estão à procura, a sua taxa de conversão dispara e o Pedro vende imensas canas de pesca.
Como nós, humanos, ficamos bloqueados quando nos dão demasiadas opções, é mais fácil para nós tomarmos uma decisão se a escolha for apenas entre “Sim” e “Não”.
- Isto Interessa-me? Sim ou Não?
- Gosto disto? Sim ou Não?
- Devo comprar? Sim ou Não?
As Landing Pages são uma ótima forma de focar a sua mensagem para um cliente específico, num momento específico, a fim de atingir um resultado específico.