Porque razão só uso WordPress para desenvolver websites?

wordpress
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Índice

É verdade, eu trabalho só com WordPress quando desenvolvo um novo website. Já experimentei várias plataformas e já programei websites com código 100% feito por mim, mas por agora, só uso WordPress.

Neste artigo quero explicar-lhe porque acho que o seu website também deve ser feito usando WordPress.

Preconceitos sobre o WordPress

  • “WordPress é aquela coisa para blogs, não é?”
  • “Porque é que ei de pagar a alguém quando posso ter o WordPress gratuitamente?”
  • “WordPress é só arrastar e largar coisas e eu preciso de um programador a sério”

Já ouvi estes preconceitos tantas vezes… Normalmente dito por empresários que estão agora a começar ou então por programadores web demasiado teimosos para mudar de opinião.

De qualquer forma, está na hora de mudar isso.

WordPress.org vs WordPress.com

Antes de avançarmos quero só esclarecer uma coisa. Eu uso o WordPress.ORG para fazer o seu website e tudo o resto que vou falar neste artigo.

O WordPress.COM é diferente. Trata-se de um produto completamente diferente e é utilizado, maioritariamente, como uma ferramenta para criar blogs pessoais. É extremamente restritiva e não recomendo que seja utilizada para o website da sua empresa.

Deixo em baixo 9 razões pelas quais o WordPress.org é a plataforma ideal para o seu website.

1. Pode fazer alterações facilmente

Antes de mais, esta é a razão principal pela qual adoro o WordPress. Você, enquanto cliente, tem todo e total controlo sobre o seu website, o que significa que não precisa de pagar por cada pequena alteração.

WordPress é um Content Management System (CMS), que quer dizer que, uma vez construído, pode adicionar/editar/apagar coisas por si próprio.

Traz um editor básico que se parece com isto:

Gutenberg, o editor do WordPress

Como pode ver, é um editor bastante simples. Permite-lhe escrever qualquer tipo de artigo (e até páginas) sem precisar de contratar um programador.

Se mesmo assim ainda estiver preocupado com a curva de aprendizagem, por favor não esteja. Dou formação a todos os meus clientes sobre como utilizar o WordPress.

Explico como pode fazer alterações e manter o seu site atualizado. Em último caso, também há os planos de suporte WordPress para garantir que tem apoio em todas as fases após o website online. Mas é bastante simples, acredite.

2. Total controlo sobre o design

Algumas pessoas pensam que o WordPress é uma plataforma muito básica e que não permite muita customização. Não podiam estar mais errados 🙂

O WordPress permite-nos criar websites com designs completamente à medida e adaptados a qualquer necessidade do cliente.

Outras plataformas não permitem uma customização tão avançada o que torna muito difícil criar um website realmente adaptado ao cliente. Apenas tem algumas opções básicas o que geram também resultados básicos. É importante que tenha total controlo e pode não o ter noutras plataformas.

Nós desenhamos o seu website usando softwares de edição de imagem como o Photoshop e o Illustrator e só depois de tudo desenhado e aprovado por si é que avançamos para o WordPress.

O seu negócio é único, o website também merece ser.

3. Plugins grátis e pagos

Outro grande benefício de utilizar o WordPress é que pode instalar “extras” ao seu website. Estes extras são chamados de plugins e vão tornar-lhe a sua vida bastante mais simples.

Vamos imaginar que queria adicionar uma galeria de imagens ao seu website. Bastava procurar por “Image Gallery” na biblioteca de plugins e carregar em instalar e ativar.

Biblioteca de plugins WordPress

Existem mais de 50.000 plugins gratuitos na biblioteca de plugins WordPress e com eles consegue fazer praticamente tudo – desde de que saiba o que está a fazer. A baixo deixo uma lista de algumas funcionalidades que pode querer no seu website. Adicionei também o link para o plugin para que o possa instalar.

Mesmo após o desenvolvimento do website estar terminado, poderá querer adicionar alguma funcionalidade extra e os plugins são uma óptima opção.

Existem grandes benefícios em utilizar plugins. Imagine ter de construir tudo do zero – galeria, calendário, formulário de contacto, etc. O valor a pagar pelo website iria disparar.

Na maioria das vezes, um plugin gratuito dá-lhe tudo o que precisa por uma fração do custo.

Mais uma vez alerto: Atenção que é preciso saber o que se faz caso contrário um único plugin pode causar conflitos e fazer com que todo o website deixe de funcionar.

4. Temas grátis e pagos

WordPress permite-lhe instalar temas pré feitos por outros programadores facilmente. Tal como os plugins, existem milhares de temas grátis e pagos por onde escolher, cada um com o seu estilo e funcionalidades.

Se for eu a fazer o seu website não tem de se preocupar com este ponto uma vez que é feito tudo de raiz. De qualquer maneira, é bom saber que, se por qualquer razão, quiser trocar o tema do seu website pode faze-lo.

O WordPress tem a sua própria biblioteca de temas por onde pode navegar e ver se há algum que lhe interesse.

Biblioteca de temas WordPress

5. Ajuda grátis online

Claro que, se for eu a fazer o seu website, que tenho todo o gosto em ajudar no que for preciso. De qualquer forma, muitos dos meus clientes também acabam por aprender imenso por eles mesmos.

WordPress é o CMS mais popular e utilizado no mundo. 35% de todos os websites no mundo são feitos com WordPress, o que são números assustadores tendo em conta que existe algo como 1.7 biliões de sites online!

O facto de ser tão popular significa que qualquer dúvida ou problema, muito provavelmente, conseguirá encontrar artigos e vídeos online para o ajudar.

Suporte WordPress

O WordPress tem o seu próprio forum de suporte que é grátis e bastante útil!

Google

Google é o primeiro lugar onde toda a gente vai assim que tem um problema. Uma simples pesquisa de “how to install an image gallery on WordPress” dará-lhe toda a informação que precisa.

YouTube

YouTube é uma ferramenta fantástica para encontrar ajuda para o WordPress. Se é como eu, uma pessoa mais visual, então ver alguns vídeos no YouTube irá ajudar a poupar imenso tempo.

Udemy

Udemy é outra boa opção. Tecnicamente o Udemy é um serviço pago mas há alguns cursos gratuitos que pode fazer. Pode encontrar alguns aqui.

6. Suporte pago

Ás vezes o suporte gratuito não chega. Se precisar de uma ajuda ou conselho mais urgente também existem várias empresas que o podem ajudar. (Eu uma delas 🙂 )

Se está à procura de um curso intensivo e que explique tudo o que precisa de saber, então o WP101 é uma boa opção. Também têm uma comunidade muito útil onde pode fazer perguntas adicionais.

Se não é uma pessoa técnica (ou não se quer preocupar) e precisa de suporte em que resolvam as coisas por si, então pode aderir a um dos nossos planos de suporte WordPress que começam a partir dos 50€ por mês.

Em alternativa, há também a Go WP que têm preços a começar a partir dos 79$ por mês.

Em último caso pode procurar freelancers em sites como o Upwork e o Zaask onde pode contratar alguém à hora para lhe resolver o que precisa de ser resolvido.

7. WordPress funciona com (quase) tudo

Esta é outra das razões pelo qual adoro o WordPress. Nunca tenho de me preocupar com limitações de servidores ou integrações de outros softwares.

Devido à sua massiva popularidade, quase todos os serviços fornecem integração com o WordPress. Quer seja um fornecedor de serviço de newsletters como o MailChimp ou um processador de pagamentos de cartão de crédito como a Stripe, existem sempre compatibilidade com o WordPress.

Muitas destas empresas até criam os seus próprios plugins por saberem o quão importante é fornecerem essa integração. Elas também sabem que se não tornarem fácil para as pessoas usarem o seu produto, muitas delas desistem de utilizar.

8. Os motores de busca adoram o WordPress

Na minha experiência, websites em WordPress acabam por ficar SEMPRE melhor posicionados nos motores de busca do que websites de outras plataformas como o Joomla, Wix ou Squarespace.

Porquê?

Estrutura de URLs simples

O URL das suas páginas são um fator extremamente importante na forma como o Google classifica o seu website. Eles olham para as palavras-chave dentro do seu URL para decidir como classificar a página.

O WordPress é ótimo porque lhe cria URLs únicos para cada página – automaticamente – e sem “lixo” a baralhar os motores de busca.

A velocidade do website

Hoje em dia todos os content management systems já estão bastante otimizados em termos de velocidade. Entre eles a diferença é mínima.

Onde realmente há diferença é na velocidade dos servidores onde o website é alojado. Devido à absurda diferença de popularidade (WordPress = 35%; Joomla = 2,4%) os servidores são otimizados para o WordPress o que acaba por dar uma grande vantagem nos tempos de carregamento das páginas.

Claro que há exceções mas regra geral, o WordPress é mais rápido do que os outros CMSs.

Plugins de SEO para otimizar as suas páginas

Todas as páginas do seu website têm de ser otimizadas para os motores de busca. Quanto melhor otimizada maior é a probabilidade de serem posicionadas na primeira página do Google.

Existem centenas de diferentes plugins que pode usar para trabalhar o SEO das suas páginas. Eu recomendo o SEOPress mas existem muitos outros. Lá está, basta uma simples pesquisa no Google e encontra tudo o que precisa de saber.

Optimização de SEO WordPress

9. Otimizado para dispositivos mobile

Ter um website responsive (adaptável para dispositivos mobile) já não é um luxo, é uma necessidade. Se quer manter o Google e os seus utilizadores contents precisa de garantir que o seu website passa o teste de Mobile-Friendly da Google.

Website WordPress responsive

Quando desenvolvo o seu website garanto desde de início que é responsive. Isto não é novidade e é suposto ser o funcionamento normal, de qualquer maneira, com o WordPress o processo é muito mais simples.

Plugins responsive

A maior parte dos plugins são desenvolvidos para serem responsive. Ou seja, vão aparecer bem em tanto em desktop, tablets ou telemóveis e não é preciso andar a personaliza-los manualmente, o que nos poupa imenso trabalho.

Templates responsive

Mais uma vez, se for eu a desenvolver o seu website não precisa de um template mas é bom saber que, se no futuro precisar, é praticamente certo que ele será responsive.

Resumo

Por tanto aqui tem 9 razões pelas quais eu só uso WordPress para desenvolver websites. Como já pode perceber, tenho uma forte “paixão” pelo WordPress e espero que por esta altura já entenda o porquê.

Preciso de confiar a 100% nas ferramentas que utilizo para fazer bem o meu trabalho e o WordPress é uma delas!