“Devo promover as publicações da minha página Facebook?” Ou “Porquê fazer anúncios se já promovo publicações?” Estas são 2 questões bastante comuns…
Não me cabe a mim ditar se alguém deve ou não promover as suas publicações, mas há situações em que faz sentido, em outras não… E é isso que quero explicar hoje.
O que é uma publicação promovida?
Nas palavras do próprio Facebook:
“As publicações promovidas são anúncios que crias a partir de publicações na tua Página do Facebook. A promoção de uma publicação pode fazer com que mais pessoas reajam, partilhem e comentem. Também podes alcançar novas pessoas com probabilidade de estarem interessadas na tua Página ou no teu negócio, mas que atualmente não te seguem.”
O mais importante a reter desta frase é:
“mais pessoas reajam, partilhem e comentem.”
Quando promove uma publicação, o único objetivo do Facebook é aumentar a quantidade de interações com aquela publicação. Gostos, Comentários e partilhas.
E já sei que o que está a pensar… “E isso é mau?”
Não, não é – desde de que esse seja o seu objetivo. Tal como disse no inicio, há situações em que faz sentido e outras em que não.
Interações pode não ser o que precisa
Tal como qualquer outro investimento em marketing, o mais importante é que tenha definido qual o SEU objetivo final e promover uma publicação pode não estar alinhado com o seu objetivo final.
Aliás, maior parte das vezes, não está e só irá estar a perder dinheiro.
Como assim?
Veja este exemplo: Criou uma nova publicação a promover o último artigo do seu blog e vai partilhar na sua página Facebook. Ao fim de umas horas a publicação até estar a receber alguns comentários e likes e então o Facebook sugere promover essa publicação.
Tentador, certo? Muitas mais pessoas vão ver o seu artigo…
Mas na realidade não. Não é isso que acontece.
Muitas mais pessoas vão ver a publicação que criou sobre o artigo, não o artigo em si. Provavelmente até vai receber vários likes e comentários na publicação porque foi promovida para isso, mas isso significa que irão visitar o artigo?
Tanto podem ir como não ir.
Se o objetivo é aumentar o número de pessoas a ver o artigo em si, então não deve promover publicações, deve optar antes por criar um anúncio.
Um anúncio permite-lhe escolher entre os vários objetivos disponíveis e ter muito maior controlo sobre o investimento, tempo de campanha e públicos-alvos.
Neste caso, como quer que as pessoas visitem o artigo em si, deve optar pelo objetivo “Obter mais visitantes no site“. Ao usar este objetivo, está a dizer ao Facebook que deve optimizar o anúncio para que as pessoas visitem o artigo – e não que comentem e deixem gostos na publicação.
Este é um assunto bastante complexo e é perfeitamente normal haver dúvidas. Se tiver alguma que eu possa ajudar pode agendar uma call de 15 minutos comigo. Sem qualquer pressão ou tentativa de venda, apenas para ajudar ?