Promover publicações Facebook

promover publicações facebook
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Índice

“Devo promover as publicações da minha página Facebook?” Ou “Porquê fazer anúncios se já promovo publicações?” Estas são 2 questões bastante comuns…

Não me cabe a mim ditar se alguém deve ou não promover as suas publicações, mas há situações em que faz sentido, em outras não… E é isso que quero explicar hoje.

O que é uma publicação promovida?

Nas palavras do próprio Facebook:

As publicações promovidas são anúncios que crias a partir de publicações na tua Página do Facebook. A promoção de uma publicação pode fazer com que mais pessoas reajam, partilhem e comentem. Também podes alcançar novas pessoas com probabilidade de estarem interessadas na tua Página ou no teu negócio, mas que atualmente não te seguem.”

O mais importante a reter desta frase é:

“mais pessoas reajam, partilhem e comentem.”

Quando promove uma publicação, o único objetivo do Facebook é aumentar a quantidade de interações com aquela publicação. Gostos, Comentários e partilhas.

E já sei que o que está a pensar… “E isso é mau?”

Não, não é – desde de que esse seja o seu objetivo. Tal como disse no inicio, há situações em que faz sentido e outras em que não.

Interações pode não ser o que precisa

Tal como qualquer outro investimento em marketing, o mais importante é que tenha definido qual o SEU objetivo final e promover uma publicação pode não estar alinhado com o seu objetivo final.

Aliás, maior parte das vezes, não está e só irá estar a perder dinheiro.

Como assim?

Veja este exemplo: Criou uma nova publicação a promover o último artigo do seu blog e vai partilhar na sua página Facebook. Ao fim de umas horas a publicação até estar a receber alguns comentários e likes e então o Facebook sugere promover essa publicação.

Tentador, certo? Muitas mais pessoas vão ver o seu artigo…

Mas na realidade não. Não é isso que acontece.

Muitas mais pessoas vão ver a publicação que criou sobre o artigo, não o artigo em si. Provavelmente até vai receber vários likes e comentários na publicação porque foi promovida para isso, mas isso significa que irão visitar o artigo?

Tanto podem ir como não ir.

Se o objetivo é aumentar o número de pessoas a ver o artigo em si, então não deve promover publicações, deve optar antes por criar um anúncio.

Um anúncio permite-lhe escolher entre os vários objetivos disponíveis e ter muito maior controlo sobre o investimento, tempo de campanha e públicos-alvos.

Neste caso, como quer que as pessoas visitem o artigo em si, deve optar pelo objetivo “Obter mais visitantes no site“. Ao usar este objetivo, está a dizer ao Facebook que deve optimizar o anúncio para que as pessoas visitem o artigo – e não que comentem e deixem gostos na publicação.

Este é um assunto bastante complexo e é perfeitamente normal haver dúvidas. Se tiver alguma que eu possa ajudar pode agendar uma call de 15 minutos comigo. Sem qualquer pressão ou tentativa de venda, apenas para ajudar ?