5 razões para criar um blog empresarial em 2021

Glenn Carstens Peters Npxxwgq33zq Unsplash
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Índice

Cada vez que falo com algum cliente (ou possível cliente) sobre ter um blog empresarial, a reação é quase sempre a mesma… Duvidam que resulte ou que seja uma estratégia que ainda faça sentido em 2021.

Porém, tão importante quanto ter um website com todas as informações sobre o seu negócio, produtos ou serviços, é ter também um espaço com artigos atualizados.

Sabe porquê? Porque antes de lhe comprar alguma coisa, os seus clientes vão pesquisar sobre o produto/serviço nos motores de busca (Google) e, quem aparecer nos primeiros resultados, é quem vai conseguir mais vendas. Tão simples quanto isso.

Para além disso, os artigos do blog ajudam em todas as fazes do processo de venda:

  1. Posiciona-o como autoridade no assunto e nos primeiros lugares dos motores de busca
  2. Gera-lhe tráfego grátis para o seu website
  3. Converte os visitantes em leads
  4. E até ajuda a manter os clientes fidelizados à sua marca.

Já para não falar no excelente custo-benefício… O único investimento é o seu tempo e os resultados podem ser colhidos ao longo de anos.

O que é um blog empresarial?

Provavelmente já sabe o que é um blog empresarial, mas só para garantir…

Um blog empresarial é um canal dentro do seu website onde pode publicar conteúdo relevante para o ajudar a construir ou consolidar a sua marca no mercado.

Mesmo que tenha uma estratégia de redes sociais a correr, deve ter também sempre um blog. As redes sociais como o Facebook e o Instagram são só espaços “alugados” enquanto um blog é seu.

Em 2021 muitas empress estão a repensar as suas estratégias de marketing – principalmente de redes sociais – devido às constantes mudanças dos algoritmos que o forçam a ter de pagar para chegar aos seus seguidores.

Em sentido contrário, temos os blogs empresariais que, se aliados a uma boa estratégia de SEO, são facilmente encontrados nos motores de busca como o Google. A custo 0.

Enquanto as redes sociais o forçam a pagar para chegar aos seus seguidores, um blog atrai (gratuitamente) quem está interessado no seu produto e serviço.

Imagine alguém a ir ao Google procurar algo sobre o produto/serviço que vende e o seu website aparecer em primeiro lugar.

É exactamente essa a razão para ter um blog empresarial, para atrair esses possíveis clientes e informa-los sobre os seus produtos e serviços.

Um website estratégico em conjunto com um blog pode-lhe trazer excelentes resultados!

5 razões para criar um blog empresarial

1. Ajudar quem ainda não é cliente

Publique artigos que ajudem o seu público alvo em assuntos relacionados com a sua empresa.

Sim, ajudar os seus possíveis clientes é uma das principais razões para investir num blog.

Quem acha que os seus possíveis clientes vão escolher quando chegar a altura de comprar? Alguém que os ajudou durante todo o processo de recolhe de informação do produto/serviço, alguém que demonstra autoridade no assunto (sabe do que fala)?

Ou de outra pessoa qualquer que acabaram de encontrar online?

2. Exercer a sua autoridade no assunto

Pode (e deve) utilizar o seu blog empresarial, para se posicionar como uma autoridade no seu nicho de atuação. Escrever artigos técnicos. Dar a opinião sobre o tema X ou Y…

As pessoas compram a quem confiam e, alimentando o seu blog, é possível demostrar para os seus futuros clientes que tem o conhecimento necessário para os ajudar – só precisam de lhe comprar a si.

3. Reter e educar os atuais clientes

É 5x mais caro (e difícil) adquirir um novo cliente do que vender a um cliente atual. Então porquê focar 80% do seu tempo à procura de novos clientes?

Um blog é uma ferramenta perfeita para comunicar com os seus atuais clientes. De garantir que se lembram sempre de si. Pode publicar artigos a explicar como utilizar os seus produtos, como tirar melhor partido deles, dicas, etc…

Para além disso, ainda está a mostrar um “behind the scenes” a quem ainda não é seu cliente.

4. Divulgar os seus produtos e serviços gratuitamente

O blog é seu. Pode e deve falar sobre a sua empresa, os seus produtos/serviços, quais os resultados que vão obter e porque é que eles lhe devem comprar.

Um blog pode muito bem ser uma vitrine para os seus produtos e serviços. Uma forma gratuita de os divulgar e partilhar. Tem apenas de ter em atenção para não ser de mais. Eu gosto de seguir uma regra de 3 artigos dar valor e 1 mais focado em vendas

5. A economia

Se em 2020 (e 2021…) o seu negócio foi afetado pelo COVID então, provavelmente, está à procura de estratégias de marketing com pouco investimento e que gerem um bom retorno, certo?

Um blog empresarial é uma ferramenta com um excelente custo/benefício. O único custo é o seu tempo e os benefícios podem ser recolhidos ao longo de anos!

Se tiver com dúvidas se esta é a estratégia certa para si, ou sobre adicionar um blog ao seu website, pode sempre agendar uma call de 15 minutos comigo. Sem qualquer pressão ou tentativa de venda, apenas para ajudar 😀